“13 Reasons Why”: social blog posts about the book and series related to suicidal behavior among young individuals

Autores

  • Kelly Graziani Giacchero Vedana Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Camila Corrêa Matias Pereira Universidade Federal de São João Del Rei.
  • Gabriela Di Donato Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.
  • Amanda Sarah Vanzela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Resumo

Objective: This study reviewed topics related to the TV series and the book “13 Reasons Why” in blog posts written in Portuguese. Method: Qualitative study conducted on the Tumblr platform. By searching for the expression “13 porquês”, all text posts in Portuguese were selected and submitted to Thematic Review. Results: The main topics related to the series and book “13 Reasons Why” in blog posts were represented by the categories “Identification with the main character and with the other characters in the series”, “To be or not to be a why” and “Suicide prevention”. The piece had varied and ambiguous repercussion. It provided visibility and reflection on suicide prevention and the importance of healthy interpersonal relations, but also favored the identification with suicide behavior, distorted views of suicide and feelings of guilt. Conclusion: Artistic works can spark interest for the “suicide” topic, but need to be followed with a careful action guided by prevention specialist professionals.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Graziani Giacchero Vedana, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Graduada em Bacharelado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Brasil). Pós-Doutorado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). Responsável pelo Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS). Vice-presidente do Capítulo Rho Upsilon da Sigma Theta Tau Internacional - Sociedade Honorífica de Enfermagem. Coordena atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas à prevenção do comportamento suicida. Linha de Pesquisa: ?Enfermagem Psiquiátrica: políticas, saberes e práticas?

Camila Corrêa Matias Pereira, Universidade Federal de São João Del Rei.

Graduada em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu. Mestre pelo Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem, na linha de pesquisa de Saúde Mental na Universidade Federal de São João del Rei. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. No estágio extracurricular, atuou na Estratégia de Saúde da Família São Geraldo, no município de São João Del Rei e nos setores de Clínica Médica e Bloco Cirúrgico no Hospital São João de Deus em Divinópolis - MG. Membro fundador da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio - ABEPS. Membro do Teia Vita - Grupo de Trabalho de Valorização da Vida e Suicidologia - Universidade Federal de São João del Rei. Membro do Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS), Universidade de São Paulo. Membro do Capítulo Rho Upsilon da Sigma Theta Tau Internacional - Sociedade Honorífica de Enfermagem.

Gabriela Di Donato, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Graduanda do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Desenvolve projeto de pesquisa na área de enfermagem psiquiátrica. atualmente realiza projeto de pesquisa sobre o tema suicidio com a orientação da professora Doutora Kelly Graziani Giacchero Vedana.

Amanda Sarah Vanzela, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Acadêmica do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem. Foi Bolsista do Programa Aprender com Cultura e Extensão (2015/2016), com o projeto intitulado "Psicoeducação grupal para pessoas com transtorno depressivo maior". É membro do Grupo de Pesquisa em Transtornos Mentais e Segurança na Terapêutica Medicamentosa e do Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS). Atualmente é Bolsista do Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação, com o projeto "Perfil dos pacientes internados por comportamento suicida em uma unidade de emergência psiquiátrica" sob orientação da Prof.ª Dr.ª Kelly Graziani Giacchero Vedana.

Downloads

Publicado

2018-07-03

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES