Perfil dos idosos no interior do amazonas

Autores

  • Indira Silva dos Santos Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
  • Noeli das Neves Toledo Universidade Federal do Amazonas/UFAM.
  • Tamiris Moraes Siqueira Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
  • Ana Paula Pessoa de Oliveira Universidade de São Paulo (USP).

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo descrever o perfil de idosos atendidos em uma unidade básica de saúde no município de Manacapuru-AM. Estudo descritivo, realizado junto à 136 idosos, com levantamento sobre questões socioeconômicas e situação de saúde. Observou-se percentuais elevados, em ambos os sexos, das mesmas enfermidades, sendo a Hipertensão arterial, o Reumatismo e a insônia, as doenças mais referidas pelos idosos. A pesquisa apontou indicadores importantes para o planejamento de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde dos idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Indira Silva dos Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Graduanda do 9° período em Enfermagem na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do NIPES - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde e do Grupo de Pesquisa e Estudos em Enfermagem na Saúde da Mulher, adolescente e criança.

Noeli das Neves Toledo, Universidade Federal do Amazonas/UFAM.

Doutora em Ciências da Saúde pela UNESP/Botucatu (2013), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM (2008), Especialista em Antropologia da Saúde, pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e Urgência e Emergência pela Escola de Enfermagem de Manaus/UFAM. Professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas.

Tamiris Moraes Siqueira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Acadêmica de Enfermagem na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisadora no programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Ana Paula Pessoa de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP).

Dra. em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (2009). Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Professora adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Downloads

Publicado

2019-01-23

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES