Dimensionamento de enfermagem: avaliando o quadro de profissionais das unidades de cuidados cardiológicos e neurológicos de um hospital filantrópico de minas gerais de acordo com nível de complexidade assistencial dos pacientes

Autores

  • Natália Soares Melo PUC Minas.
  • Valéria Alvarenga Medeiros PUC Minas.
  • Jamille Monteiro Procópio Grupo Santa Casa de BH.
  • Christiani Rodrigues Schwartz Grupo Santa Casa de BH.
  • Amanda Santos Dittz Grupo Santa Casa de BH.

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório-descritivo que teve como objetivo avaliar o quadro de profissionais das Unidades de Cuidados Cardiológicos e Neurológicos de um Hospital Filantrópico de Minas Gerais de acordo com o nível de complexidade de cuidado requerido como subsídio para dimensionar a equipe de Enfermagem, assim como desenvolver ação para organização do serviço. Foi realizada projeção do quantitativo médio diário de pessoal de enfermagem de acordo com os parâmetros preconizados pela Resolução COFEN n° 527/16, utilizando o total de horas de enfermagem (THE) conforme complexidade de pacientes e constante de marinho (KM), que considera em sua equação a carga horária semanal (CHS) e o índice de segurança técnica (IST). Os resultados apontam para um dimensionamento de pessoal de enfermagem que não considera a classificação assistencial dos pacientes e a sobrecarga dos profissionais. Torna-se necessário maiores discussões sobre tal tema e mais pesquisas capazes de comprovar a efetividade da ferramenta de dimensionamento na qualidade de assistência, segurança do cuidado e redução de custos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Soares Melo, PUC Minas.

Especialista em Gestão de Saúde pela PUC/MG. Enfermeira. Analista da Qualidade do Grupo Santa Casa de BH. Belo Horizonte, MG – Brasil.

Valéria Alvarenga Medeiros, PUC Minas.

Doutora. Professora da PUC/MG no curso de Graduação em Enfermagem e Odontologia, Docente do Curso do Instituto de Educação Continuada da PUC/MG (Cursos de Pós Graduação em Gestão de Saúde, Saúde Coletiva, Urgência e Emergência e Terapia Intensiva) e dos Cursos Latu Sensu do Centro Universitário UNA. Referência Técnica de Produção da Gerência de Epidemiologia, Regulação e Informação (GEREPI/B) da Regional Barreiro, da Secretaria Municipal de Saúde de BH. Belo Horizonte, MG – Brasil.

Jamille Monteiro Procópio, Grupo Santa Casa de BH.

Especialista. Enfermeira. Gerente das Unidades de Cuidados Cardiológicos e Neurológicos do Grupo Santa Casa de BH. Belo Horizonte, MG – Brasil.

Christiani Rodrigues Schwartz, Grupo Santa Casa de BH.

Especialista, Enfermeira. Coordenadora das Unidades de Cuidados Cardiológicos e Neurológicos do Grupo Santa Casa de BH. Belo Horizonte, MG – Brasil.

Amanda Santos Dittz, Grupo Santa Casa de BH.

Especialista em Saúde da Família, Unidade de Terapia Intensiva para Adulto, MBA Gestão Empresarial, Enfermeira. Analista da Qualidade do Grupo Santa Casa de BH. Belo Horizonte, MG – Brasil.

Downloads

Publicado

2019-01-23

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES