ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PARA ÁREA DE ENFERMAGEM

Autores

Palavras-chave:

Educação superior, Saúde, Enfermagem.

Resumo

Atualmente o curso de graduação em enfermagem segue as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem implementadas pela resolução n° 3/2001 do Conselho Nacional de Educação, que desencadearam um novo movimento de reestruturação de currículos. O foco é a formação de um novo perfil de profissional que construa suas práticas em detrimento ao processo saúde-doença, realidade da população e pressupostos do SUS.  Nesta perspectiva o objetivo do presente trabalho foi descrever as perspectivas atuais para o ensino superior em enfermagem de acordo com a literatura atual. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com natureza descritiva, desenvolvida a partir de um material já elaborado. A Identificação e localização do material selecionado realizou-se na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando o Descritores em Ciências da Saúde (DECs): "Educação Superior" AND "Saúde" AND "Enfermagem". A pesquisa resultou em 533 publicações compreendidas entre 1986 a 2018, das quais selecionou-se 21 artigos científicos para construção da síntese teórica que resultou em duas categorias temáticas, sendo elas: 1) Os desafios da docência em enfermagem e 2) A Importância do vínculo entre docente e alunos como troca de saberes. A articulação do ensino e a reestruturação de novos métodos de aprendizagem transformam simples alunos em profissionais reflexivos aptos para enfrentarem as adversidades que possam encontrar na realização do trabalho. E os docentes, por sua vez, se adequando aos métodos revolucionários da docência e expandindo as possibilidades de ensino e aprendizagem poderão proporcionar uma formação mais completa e de maior sucesso aos graduandos.

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Publicado

2021-12-01

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES