Informações online sobre saúde buscadas por famílias para cuidar de crianças em uso de gastrostomia

Autores

Palavras-chave:

Rede social, Gastrostomia, Família, Mídias sociais, Criança

Resumo

Objetivo: Conhecer informações sobre saúde que famílias buscam nas redes sociais online para o cuidado de crianças em uso de gastrostomia. Método: Netnografia, com famílias de crianças em uso de gastrostomia, do grupo de WhatsApp Gastrostomia. A coleta ocorreu neste grupo através da aplicação de formulário eletrônico (66 participantes) e entrevistas online (10 participantes) em julho/2020. Realizou-se análise de indução, com os software Nvivo, os resultados foram interpretados com o modelo sistêmico de Friedemann. Resultados: Tem-se a internet como fonte de informações, seguida por famílias de crianças em uso de gastrostomia, buscando no ambiente virtual informação nos grupos de WhatsApp e Facebook. As informações relacionam-se com possíveis intercorrências/complicações; tratamentos; curativos; higiene; troca de experiências. Conclusão: Considera-se as redes sociais online ferramentas virtuais importantes e cada vez mais utilizada para pesquisa sobre saúde/cuidado. Assim, é fundamental a sensibilização dos profissionais de saúde para utilização do recurso como forma de intervenção e interlocução com a população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Stragliotto Bazzan, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Doutora em Ciências. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva. Docente, Curso de Enfermagem, Universidade Federal do Pampa.

Schwartz, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas. Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPel e da FURG, no Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/UFPel) e na Residência Multiprofissional em atenção Oncológica. 

Irmgard Bärtschi Gabatz, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora em ciências pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  Docente do curso de enfermagem e Pós-graduação em ciências na UFPel. 

Viviane Milbrath Marten, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Docente do curso de enfermagem e Pós-graduação em ciências na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Freitag, UNICRUZ

Enfermeira. Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no curso de enfermagem da UNICRUZ.

Damé Hense, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Mestre pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutorando no programa de pós graduação em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas. 

Downloads

Publicado

2025-11-28

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES