O PNUMA e suas limitações para a governança ambiental internacional
Palavras-chave:
bens comuns, governança ambiental, PNUMA, ONUResumo
Este artigo discute o papel do PNUMA, o Programa das Nações Unidas para tratar as questões ambientais, tendo como objetivo analisar sua eficácia na coordenação da governança ambiental e investigar as dificuldades encontradas pelo mesmo para cumprir seu papel. Ainda não há um consenso sobre o seu desempenho, portanto, para verificar as limitações e dificuldades enfrentadas pelo Programa em estabelecer mecanismos de coordenação de governança ambiental, será discutida a governança de bens comuns, bem como o histórico do PNUMA e sua eficácia a partir da comparação entre os objetivos traçados no mandato do programa e os resultados obtidos nas últimas décadas. Será verificado que ainda são encontrados diversos obstáculos, internos e externos à sua estrutura, que interferem em seu desempenho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-25
Como Citar
Araujo de Abreu, A. F., Oliveira Nascimento, B., Pereira Faustino, B., & Freitas, G. (2016). O PNUMA e suas limitações para a governança ambiental internacional. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 11(22), 141–169. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/10071
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).