As raízes da política externa chinesa: perspectivas para a inserção no século XXI
Palavras-chave:
China, Ásia, Política Externa, Sul GlobalResumo
A política externa chinesa conta com bases bastante sólidas para a construção de sua inserção internacional no século XXI. Nesse sentido, serão analisados nesse texto primeiramente as bases para táticas de política externa chinesa a partir de 1949. Após isso, focaremos nos dois principais modelos provenientes do Partido Comunista Chinês para a inserção chinesa no atual sistema internacional que são o Maoísmo e o Denguismo, visando assim aprofundar no entendimento dessas táticas para a inserção internacional. Desse modo, observaremos suas principais bases e políticas, refletindo até que ponto a construção desses modelos contrastantes influenciam diretamente a inserção internacional da potência asiática no atual quadro das Relações Internacionais. Assim, após analisar a importância ímpar dos embates entre os modelos para a política externa chinesa, concluímos que aparentemente o modelo de Xiaoping se constitui como a perspectiva de inserção chinesa no século XXI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).