O Brasil enquanto país-satélite da política externa norte-americana durante o período de 1964-1985
Resumo
O posicionamento brasileiro com relação a política externa norte-americana sempre foi cooperativa e pacífica. Este quadro passa a mudar a partir de 1961, com a entrada de João Goulart na presidência do Brasil. O comportamento da política de João Goulart é controversa, o que força os americanos a tomarem medidas drásticas, incitando um golpe militar. A partir de 1964 até 1985, as relações de Brasil e Estados Unidos terão altos e baixos, tais como alianças comprometidas e embates políticos. Neste artigo, foi feita uma nova análise fazendo uma correlação entre o período estudado e a teoria liberal, tendo como base um estudo histórico e as revelações da Operação Condor.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-10-31
Como Citar
Campos, T. de P. R. de, & Angélica, M. (2016). O Brasil enquanto país-satélite da política externa norte-americana durante o período de 1964-1985. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 12(24), 100–121. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/11709
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).