O emprego de meios coercitivos em operações de paz: As intervenções na antiga Iugoslávia
Keywords:
Segurança Internacional, Operações de Paz, IugosláviaAbstract
O empreendimento de intervenções “humanitárias” a partir da década de 1990 revela-se como uma alternativa para a manutenção da paz e segurança internacional frente aos novos desafios impostos com o fim da Guerra Fria. O presente artigo objetiva estudar o emprego de meios coercitivos em operações de paz. Para tanto, realiza uma visita à cronologia da intervenção conduzida em território iugoslavo, atentando para as progressivas ampliações das funções desempenhadas pela missão de paz. Depreende, pois, a necessidade de reconsiderar o emprego das modalidades de intervenção para resolução de questões de segurança internacional.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-09
How to Cite
de Paula, L. D. (2016). O emprego de meios coercitivos em operações de paz: As intervenções na antiga Iugoslávia. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 13(25-26), 34–52. Retrieved from https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/12286
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).