“As crianças de que trata esse informe não são um problema” UNICEF e a educação inclusiva no Chile e no Brasil

“The children taken here are not a problem”: UNICEF and inclusive education in Brazil and Chile

Autores

  • Marina Almeida Viana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG
  • Eduardo Maia Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Resumo

Este artigo tem como objetivo comparar as políticas públicas do Brasil e Chile no que tange à inclusão da criança com deficiência na escola. Como critérios de análise foram utilizados os compromissos estabelecidos pelo UNICEF (2013) e ratificados por ambos países. A partir desses compromissos, será possível analisar se cada um destes países está cumprindo com os objetivos firmados, implementando, para tanto, a educação inclusiva. Por fim será feita uma análise qualitativa das políticas públicas com a finalidade de identificar quais delas promovem segundo Amartya Sen (1999), o real desenvolvimento da criança com deficiência.

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Biografia do Autor

Marina Almeida Viana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Graduanda em Relações Internacionais

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Publicado

2017-09-29

Como Citar

Viana, M. A., & Maia, E. (2017). “As crianças de que trata esse informe não são um problema” UNICEF e a educação inclusiva no Chile e no Brasil: “The children taken here are not a problem”: UNICEF and inclusive education in Brazil and Chile. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 16(31), 140–164. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/13863