Wikileaks: O Vazamento de Informações Secretas Como Forma de Contra-hegemonia
Wikileaks: the leak of secret information as a form of conter-hegemony
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo mapear a atuação da organização Wikileaks como ator independente na política internacional. Fundado em 2006, o grupo, que tem como principal figura Julian Assange, é conhecido por ter vazado documentos secretos que envolvem alguns dos principais atores das relações internacionais. O questionamento feito pelo artigo é como caracterizar a atuação do grupo na política internacional vigente, considerando como hipótese que a organização executa o papel de uma mídia contra-hegemônica, diante da estrutura e das estratégias utilizadas. Busca-se, assim, entender o impacto do formato de mídia representado pelo Wikileaks na ordem mundial atual. Para responder a questão, utiliza-se a perspectiva neogramsciana nas Relações Internacionais, tendo como autor principal Robert Cox. São utilizados, por fim, três casos para exemplificar a maneira como o grupo atua: As eleições estadunidenses de 2016; Os arquivos revelados sobre a Guerra do Iêmen; Os documentos da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos vazados pelo Wikileaks.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).