O caso Bombardier e Embraer: os passos para uma solução integrativa
The Bombardier and Embraer case: the steps for an integrative solution
Resumo
Este artigo tem como foco principal as controvérsias do caso Embraer/Bombardier que foi levado à OMC por Brasil e Canadá com acusações de subsídios irregulares praticados pelas duas partes envolvidas. Tomando como embasamento teórico as soluções integrativas, pois estas caracterizam possíveis resoluções para questões debatidas como o conflito em questão, poder-se-á analisar, então, como os países utilizaram das mesmas no processo de negociação e tomada de decisão. Entende-se que o passo a passo das negociações e o seu resultado final são equivalentes com a teoria das soluções integrativas em certos aspectos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-14
Como Citar
Jordão, G. F., Filpi, I. M., & Zambon, T. C. (2018). O caso Bombardier e Embraer: os passos para uma solução integrativa: The Bombardier and Embraer case: the steps for an integrative solution. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 17(34), 187–203. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/16641
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).