Estudos críticos de terrorismo: o caso das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia
Terrorism Critical Studies: The Case of the Revolutionary Armed Forces ff Colombia (FA R C)
Resumo
Este artigo objetiva propor novas perspectivas de análise referentes às significações e linguagem utilizadas em relação ao conceito de terrorismo, bem como as maneiras pelas quais estas significações justificam políticas agressivas contra grupos considerados terroristas. Para isso, utilizaremos da abordagem pós-estruturalista e sua relação com as teorias críticas de segurança, além do conceito de amigo-inimigo proposta por Carl Schmitt. Esta análise teórica possui o intuito de compreender o processo de construção de ameaças a partir de definições associadas ao termo terrorismo. O estudo de caso que embasa a análise proposta é o das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que observaram uma mudança nas formas de seu combate por parte dos governos da Colômbia e dos Estados Unidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).