Em direção ao Ocidente: o posicionamento dos países ocidentais em relação aos fluxos de deslocados ao longo do tempo
Towards the west: the attitude of western countries regarding the flows of displaced people over time
Resumo
Este artigo possui como objetivo analisar de que forma a postura dos países ocidentais referente ao fluxo de deslocados – principalmente ao de refugiados – mudou ao longo do tempo. Diante disso, foram definidos dois períodos específicos nos quais a relação entre o Ocidente e os indivíduos deslocados difere fundamentalmente – o período da Guerra Fria, no qual se observa um fluxo predominante no sentido Leste-Oeste, e o período pós-Guerra Fria, no qual faz-se possível verificar a predominância dos fluxos no sentido Sul-Norte. Tendo isso em vista, o artigo busca realizar um exame da influência da dinâmica identitária sobre a mudança de posicionamento dos países da Europa Ocidental e da América do Norte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).