A Influência Das Religiões Católica E Protestante No Processo De Criação Da Irlanda Do Norte Como Província Do Reino Unido
The influence of catholic and protestant religions in the process of the creation of northern ireland as the province of the United Kingdom
Resumo
O presente artigo busca entender o impacto das religiões católica e protestante no conflito que deu origem ao status atual da região da antiga Ulster. Para tal, analisamos a questão identitária das partes e dos interesses advindos destas identidades, bem como os cursos de ação destas no decorrer da história visto a tentativa de homogeneização das diferenças entre elas. A partir desta correlação, foi possível entender que as relações identitárias provocaram um processo de criação de selfs que resultou na construção da imagem negativa do “outro”, configurando-o como inimigo. Tal entendimento teve, portanto, um papel fundamental para a duração e para a dificuldade de resolução do conflito que estabeleceu a condição de província da região da Irlanda do Norte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).