A estigmatização do Qatar: a construção de um Estado-pária no Golfo Árabe

The stigmatization of Qatar: the construction of a pariah state in the Arabic Gulf

Authors

  • Sara Domingos Rodrigues Universidade de Brasília

Abstract

Este artigo procura entender a atual crise política no Golfo Árabe, que consiste na estigmatização do Qatar, a qual é operacionalizada por Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Seus objetivos são compreender por que e como Doha é estigmatizada e, por fim, identificar a resposta qatari a esse processo. Para isso, emprega-se método qualitativo, cujas fontes são a mídia de países ocidentais e orientais, além de trabalhos científicos sobre a política regional do Golfo. Essas informações são analisadas a partir dos conceitos de estigma, estigmatização e resposta do estigmatizado.

Conclui-se que a crise analisada é resultado das escolhas qataris de quais grupos islâmicos recebem seu apoio, somadas a política externa do Qatar que o posiciona fora da influência saudita. Ademais, identifica-se que o governo qatari tem rejeitado sua estigmatização e demonstrado resistência diante da pressão de seus vizinhos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sara Domingos Rodrigues, Universidade de Brasília

Instituto de Relações Internacionais

Published

2019-04-30

How to Cite

Domingos Rodrigues, S. (2019). A estigmatização do Qatar: a construção de um Estado-pária no Golfo Árabe: The stigmatization of Qatar: the construction of a pariah state in the Arabic Gulf. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 18(35), 88–108. Retrieved from https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/18129