Crimeia: uso da identidade como estratégia
Crimea: identity used as strategy
Resumo
Em 2014 foi realizado, na península crimeia, localizada ao sul da Ucrânia, um referendo para decidir se a região deveria permanecer oficialmente ao território ucraniano, ou ser anexada à Rússia. Este artigo apresenta uma análise acerca da questão identitária como fomentadora deste cenário, bem como das questões históricas e dos interesses russos na península. Como base, utilizou-se a teoria construtivista de Wendt (2014), que define a relevância das identidades e interesses para as Relações Internacionais, aplicando esses conceitos para analisar artigos, reportagens e discursos oficiais. Foi observada a forma como anos de pertencimento e vinculação ao Estado russo resultaram na identificação de grande parte da população da Crimeia com a língua, cultura e identidade russa como um todo. Concomitantemente, o modo como a Rússia parte desse argumento para administrar interesses próprios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).