O compartilhamento de ideias no processo de independência do México e da Guatemala e seus efeitos na autonomia dos povos indígenas
The sharing of ideas in the independence process of Mexico and Guatemala and their effects on the autonomy of indigenous peoples
Resumo
O México e a Guatemala eram compostos por grandes massas indígenas, e os diferentes estamentos da sociedade colonial reagiram de forma diferente ao domínio espanhol. Houve a insurreição de grupos revolucionários compostos majoritariamente por povos indígenas, estes, no entanto, não foram bem-sucedidos e contribuíram para o aumento do distanciamento desses povos para com a elite colonial. O grande fluxo de ideias e valores entre a Nova Espanha (México) e o Reino da Guatemala (Guatemala) acabaram por desenvolver um imaginário negativo sobre os índios, estas ideias refletiram no plano de governo e nas constituições que surgiram nos Estados, sendo que ambos conquistaram a independência quase simultaneamente e ainda hoje enfrentam problemas quanto a integração destes povos na vida nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).