O Papel do Hezbollah no Desenvolvimento de uma Nova Identidade Nacional Libanesa: os efeitos da Guerra de 2006
Resumo
A ascensão da milícia xiita Hezbollah no ano de 1982, em meio à Guerra Civil do Líbano (1975-1990), significou uma série de mudanças profundas no cenário sociopolítico libanês. Dessa forma, a pesquisa analisa o desempenho do chamado Partido de Deus como agente fomentador de uma nova identidade nacional no país, fazendo referência à ideia de um “Estado dentro do Estado” sob a perspectiva dos efeitos da Guerra de 2006. Assim, o objetivo principal é identificar o impacto do Partido na dinamização da sociedade libanesa, bem como as consequências para o âmbito político. Para isso, foi utilizada tanto revisão bibliográfica quanto análise histórico-conceitual para compreender a real inferência da organização em uma nova identidade nacional libanesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).