Aproximação e Distanciamento na Política Externa de Bolsonaro para a Argentina no Mercosul
Resumo
Em seus 30 anos, o Mercosul demonstrou resiliência no panorama do regionalismo sul-americano, e a confiança entre Brasil e Argentina foi historicamente central para a integração. Porém, a Política Externa Brasileira (PEB) do governo Bolsonaro tensionou as relações com a Argentina após a eleição de Alberto Fernández, criando incerteza sobre o sentido da integração. Assim, buscou-se responder à pergunta: como a PEB de Bolsonaro se posicionou em relação à Argentina no Mercosul? Objetivou-se identificar os posicionamentos da PEB de Bolsonaro para o Mercosul e investigar as principais convergências e divergências entre Brasil e Argentina no Mercosul. A amostra abarcou fontes primárias de jornais brasileiros (Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e Valor Econômico) e de sites do governo brasileiro (MRE, Planalto, Câmara, Senado). Dessa forma, sugere-se que a PEB de Bolsonaro para a Argentina no Mercosul possa ser categorizada em duas fases, uma de diplomacia comercial com forte viés ideológico liberal e outra de ‘contenção de danos’.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).