A Adesão dos Países Bálticos na OTAN
Uma Análise à Luz do Neorrealismo Defensivo
Resumo
O intuito do presente artigo é apresentar o contexto histórico do momento em que os Estados Bálticos se aliam a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e, com isso, analisar esse período com uma lente teórica neorrealista defensiva. Assim, com o estudo das obras de Kenneth N. Waltz e, também, textos acerca do campo da Ciência Política foi desenvolvida uma análise que busca compreender o motivo pelo qual a Estônia, Letônia e Lituânia, que eram ex-repúblicas soviéticas, aderiram a OTAN em 2004.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2024-07-10
Como Citar
Ribeiro Silva, A., Nery Rodrigues, A. F., Pereira Nazário, J., & Silva Lopes, R. (2024). A Adesão dos Países Bálticos na OTAN: Uma Análise à Luz do Neorrealismo Defensivo. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 22(43), 122–141. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/29686
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).