Segurança no Oriente Médio: a TCRS e o conflito israelo-iraniano
Resumo
O presente artigo tem como objetivo, através da metodologia do process tracing, analisar o conflito envolvendo Israel e Irã e suas consequências locais e regionais. Para isso, a análise será feita com base nos estudos de Barry Buzan e Ole Waever sobre a Teoria dos Complexos Regionais de Segurança, desenvolvida para entender como as dinâmicas de poder regionais influenciam questões de segurança. Desse modo, este trabalho resume brevemente os momentos de cooperação entre Israel e o Irã até o início das hostilidades, buscando mostrar como o desenvolvimento do programa nuclear iraniano dificultou as relações entre os países e como este conflito afeta a dinâmica das relações entre os diferentes Estados da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).