O paradoxo da democracia libertadora: A intervenção forçada estadunidense no Iraque em 2003
Resumo
A instabilidade política e social no Oriente Médio tem sido usada como pretexto para intervenções estrangeiras, motivadas por interesses econômicos, como a extração de petróleo, e políticos, como a perseguição a grupos extremistas. Após os ataques de 11 de setembro, os Estados Unidos intensificaram sua presença militar na região, sob a justificativa de combater o terrorismo. Dentre os países, destacamos a situação do Iraque, com a segunda maior reserva de petróleo e um presidente acusado de apoiar o terrorismo, tornou-se um alvo prioritário. Como reposta a esse contexto, em 2003, os Estados Unidos transgrediram a soberania do Iraque, visando derrubar o regime de Saddam Hussein tentaram instaurar um regime democrático. No entanto, essa ação violou a soberania iraquiana e contribuiu para a persistente instabilidade no país. Diante disso, este artigo tem como proposta discutir como as narrativas sobre democracia e soberania podem ser flexibilizadas em nome da segurança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).