Análise econômico-política da violência sexual nos conflitos da República Democrática do Congo
Resumo
O artigo avalia a violência sexual nos conflitos vigentes na República Democrática do Congo a partir de uma abordagem da economia política, analisando como o capitalismo, o extrativismo mineral e o imperialismo, num aspecto macro-focado, influenciam o contexto da violência de gênero na RDC. Para tanto, a pesquisa compara perspectivas feministas, pós-coloniais e africanas sobre as variáveis atuantes no Estado de Violência congolês, correlacionando e criticando as interpretações teóricas supracitadas. Por fim, a produção observa os aspectos econômico-políticos como fortes influenciadores da violência sexual nos conflitos e denuncia epistemologias ocidentais que generalizam as relações de gênero de contextos não-ocidentais e terceiro-mundistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).