Além das fronteiras nacionais
o legado de Bertha Lutz na evolução do feminismo brasileiro e internacional
Resumo
O presente artigo analisa a relevância do legado de Bertha Lutz na promoção da igualdade de gênero em âmbito nacional, com sua atuação na conquista do direito de voto para as mulheres no Brasil em 1932. Como no internacional, destacando sua atuação histórica na Conferência de São Francisco, em 1945, onde defendeu a inclusão do princípio da igualdade de direitos entre homens e mulheres na Carta das Nações Unidas. Para realizar essa análise, são utilizados pressupostos do feminismo político, focando na autonomia e participação política, bem como na transformação das esferas políticas. Nesse sentido, o artigo foca em que medida, nesse período, sua atuação refletiu as contradições das políticas de igualdade de gênero no âmbito internacional e no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
