Uma análise construtivista da mudança na integração dos refugiados sírios na União Europeia e a política de acolhimento do bloco
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a construção social dos Estados europeus baseada na evolução da ‘’política de acolhimento’’ da União Europeia (UE) em relação à crise de refugiados sírios, após o início do conflito civil em 2011. Assim, a análise é fundamentada nas premissas construtivistas de Wendt (1996) e Zehfuss (2002), como a estrutura dos Estados, a qual possibilita explicar como as identidades moldam as dinâmicas entre atores internacionais e locais. A pesquisa é embasada em conceitos apresentados por Bourdieu (1989) e Foucault (1969) e documentos oficiais da UE entre 2016 e 2024.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2026-01-15
Como Citar
de Oliveira Lima de Mendonça Lima , A. B. ., de Castro Pinelli, J. ., de Siqueira, M. C., Soares de Brito, M. E. ., & Garcia Janota, M. L. (2026). Uma análise construtivista da mudança na integração dos refugiados sírios na União Europeia e a política de acolhimento do bloco . Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 23(46), 149–173. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/34238
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
