Paradiplomacia do Estado de São Paulo

desafios e ensinamentos de sua atuação durante a pandemia da Covid-19

Autores

Resumo

Este artigo estuda a ação paradiplomática do Estado de São Paulo (ESP) durante a pandemia da Covid-19 a fim de entender as ramificações desta prática e as consequências, positivas ou negativas, de seu aguçamento para a manutenção do poder centralizado governamental e para o desenvolvimento nacional. Para isso, a parceria entre o ESP e a China para a produção de vacinas é destacada
devido tanto a seu não-alinhamento com o Governo Federal, quanto a seu impacto significativo na resposta à pandemia no Brasil. A atuação dos atores subnacionais, portanto, evidencia como sua ação autônoma pode suprir lacunas da política externa central e fortalecer a cooperação internacional em cenários de crise, sendo assim uma parte constitutiva da atual arquitetura das relações internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Caroline Silva Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Programa de Graduação em Relações Internacionais do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), Uberlândia, Minas Gerais, e-mail: caroline.ribeiro1@ufu.br.

Giovanna Carla Nogueira Moreira, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Programa de Graduação em Relações Internacionais do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), Uberlândia, Minas Gerais, e-mail: giovannac.nogueira@ufu.br.

Jéssica Regina Guerra de Souza , Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Programa de Graduação em Relações Internacionais do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), Uberlândia, Minas Gerais, e-mail: jessica.guerra@ufu.br.

Maria Laura Andrade Franco, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Programa de Graduação em Relações Internacionais do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), Uberlândia, Minas Gerais, e-mail: marialauraanfra@ufu.br.

Downloads

Publicado

2026-01-15

Como Citar

Caroline Silva Ribeiro, C. ., Nogueira Moreira, G. C., Souza, J., & Andrade Franco, M. L. (2026). Paradiplomacia do Estado de São Paulo: desafios e ensinamentos de sua atuação durante a pandemia da Covid-19. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 23(46), 28–47. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/34240