Gênero e relações internacionais pela ótica marxista
Resumo
O artigo "Gênero e Relações Internacionais pela ótica marxista" explora como a teoria marxista pode iluminar as desigualdades de gênero nas relações internacionais. Os autores discutem a relação entre opressão feminina e capitalismo, destacando a luta de classes como central para entender as dinâmicas globais. A perspectiva marxista critica as estruturas de poder que sustentam a hegemonia econômica e política, propondo uma abordagem mais inclusiva que considera as vozes marginalizadas. O artigo enfatiza que a emancipação das mulheres está ligada à superação das desigualdades econômicas e sociais do capitalismo, destacando a importância da intersecção entre gênero, classe e economia para a compreensão das relações internacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
