O que é terrorismo?

Uma perspectiva pós-estruturalista sobre a reconfiguração do conceito pelo Conselho Europeu (2001-2005)

Autores

  • Ana Beatriz Leite e Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Sofia Furtado Peterle Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

O presente artigo busca examinar a origem e a construção do conceito de “terrorismo” dentro do Conselho Europeu, conceito o qual foi moldado e institucionalizado durante os anos de 2001 a 2005, denotando um processo dinâmico e multifacetado, influenciado por contextos políticos específicos e por uma crescente necessidade de responder a novas ameaças representadas por um problema transnacional: o terrorismo. Assim, por meio da análise de discurso e da investigação de documentos oficiais e declarações emitidas pelo Conselho Europeu, podemos compreender o processo pelo qual a definição de “terrorismo” foi moldada e cunhada para a construção de um imagético específico à ótica europeia e, consequentemente, influenciou as políticas de segurança e estratégias de antiterrorismo e contraterrorismo na Europa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Furtado Peterle, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Contato: sofiafp2004@gmail.com.

Downloads

Publicado

2026-01-15

Como Citar

Leite e Souza, A. B., & Furtado Peterle, S. (2026). O que é terrorismo? : Uma perspectiva pós-estruturalista sobre a reconfiguração do conceito pelo Conselho Europeu (2001-2005). Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 23(46), 67–88. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/34763