Plano Colômbia, Neoliberalismo e narcotráfico
uma estratégia imperialista dos Estados Unidos
Resumo
O artigo, por meio da revisão bibliográfica e da aplicação da teoria neomarxista, analisa o projeto neoliberal e a implementação do Plano Colômbia. O aumento da desigualdade devido às implementações de políticas liberais culminaram no aumento do narcotráfico durante a década de 90, e como consequência foi articulado o Plano Colômbia para sua contenção, implicitamente reforçando essas políticas. A hipótese infere que ambas as estratégias foram instrumentalizadas pelo imperialismo norte-americano, impelindo a Colômbia à estagnação econômica, recrudescendo sua posição dependente nas relações internacionais. Usando dos conceitos de fetichismo, imperialismo, divisão do trabalho e Sistema Mundo, elucida-se como estruturas de poder capitalista são reforçadas por estratégias das grandes potências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
