Abertura comercial na década de 1990 e os impactos na indústria automobilística

Autores

  • Artur Tranzola Santos Universidade Anhembi-Morumbi

Palavras-chave:

Indústria automobilística, Liberalizaçãocomercial, Década de 1990, Protecionismo, Competitividade.

Resumo

Este artigo visa a abordar como as políticas deliberalização comercial empreendidas no Brasil apartir da década de 1990 impactaram a indústriaautomobilística. Análises relacionadas à conjunturaeconômica vigente, à evolução da produtividade,da produção, dos níveis de emprego ede investimentos são alguns dos recursos parase formar uma visão dos efeitos de tal processo.Após um prolongado período de proteção, a partirda década de 1930, o parque industrial brasileiroperdeu competitividade em relação às indústriasde outros países. A abertura comercial da décadade 1990 buscou sanar esses condicionantes, tendograndes efeitos em diversos setores, tanto sobuma perspectiva social como econômica.

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Biografia do Autor

Artur Tranzola Santos, Universidade Anhembi-Morumbi

Atualmente é estágiário - Mediterranean Shipping Company e pesquisador bolsista de Iniciação Científica da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial (Lattes).

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Como Citar

Tranzola Santos, A. (2012). Abertura comercial na década de 1990 e os impactos na indústria automobilística. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 8(16), 107–129. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/3860