Abertura comercial na década de 1990 e os impactos na indústria automobilística
Palavras-chave:
Indústria automobilística, Liberalizaçãocomercial, Década de 1990, Protecionismo, Competitividade.Resumo
Este artigo visa a abordar como as políticas deliberalização comercial empreendidas no Brasil apartir da década de 1990 impactaram a indústriaautomobilística. Análises relacionadas à conjunturaeconômica vigente, à evolução da produtividade,da produção, dos níveis de emprego ede investimentos são alguns dos recursos parase formar uma visão dos efeitos de tal processo.Após um prolongado período de proteção, a partirda década de 1930, o parque industrial brasileiroperdeu competitividade em relação às indústriasde outros países. A abertura comercial da décadade 1990 buscou sanar esses condicionantes, tendograndes efeitos em diversos setores, tanto sobuma perspectiva social como econômica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Tranzola Santos, A. (2012). Abertura comercial na década de 1990 e os impactos na indústria automobilística. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 8(16), 107–129. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/3860
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).