Crises e desafios para a economia política norte-americana em mudança na passagem para o século XXI
Palavras-chave:
Anos 1990, Século XXI, Crisena Nasdaq, Crise subprime, Globalização, Hegemonia.Resumo
O fim da Guerra Fria trouxe novos elementos quepermitiram reavaliar os estudos a respeito da posiçãohegemônica dos Estados Unidos, corroborandoos argumentos que defendiam sua reafirmação.Com o fim do período de prosperidade dosanos 1990, novos projetos e desafios se apresentamde maneira a fazer da virada do milênio ummomento essencial para o entendimento da economiapolítica americana, principalmente com operíodo da bolha e da crise subprime. Assim, esteartigo visa a analisar as principais mudanças sofridaspela economia política dos EUA nos últimosvinte anos, suas crises e desafios e a posição queo hegêmona ainda detém no mundo. Para tal,utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Fagundes Cezar, R. (2012). Crises e desafios para a economia política norte-americana em mudança na passagem para o século XXI. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 8(16), 61–83. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/3866
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).