Intercâmbio universitário no âmbito do Mercosul: o programa Marca
Palavras-chave:
Internacionalização da educação superior, Mobilidade, Integração regional, Acreditação, Mercosul.Resumo
A internacionalização da educação superior é um crescente fenômeno mundial. Uma das formas mais evidentes de internacionalização é a mobilidade estudantil. O presente trabalho visa ao estudo da iniciativa de mobilidade estudantil promovida pelo Setor Educacional do Mercosul (SEM), nominalmente, o Programa Marca e seus impactos na integração regional do bloco. Percebe-se que o programa é uma importante iniciativa de internacionalização devido ao seu arranjo institucional. O Marca também possui certa sustentabilidade, pois existe desde 2006. No entanto, em virtude do baixo número de instituições e discentes participantes, os benefícios acabam sendo limitados para alunos e respectivos cursos, não tendo impacto direto no proccesso de integração regional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Souza Junior, J. M. de. (2012). Intercâmbio universitário no âmbito do Mercosul: o programa Marca. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 8(15), 41–63. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/3870
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).