A legalização do matrimônio homossexual na Espanha: a internalização de uma norma
Palavras-chave:
Internalização de normas de direitos humanos, Matrimônio homossexual, Espanha, União Europeia.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o porquê de a Espanha ter sido o único país católico da União Europeia com alto nível de religiosidade a legalizar o matrimônio homossexual. Serão examinados, sob a vertente construtivista das Relações Internacionais, o papel das instituições europeias, a aliança entre os partidos de esquerda e a rede transnacional LGBT - engajada em associar os direitos homossexuais aos direitos humanos, e a natureza das práticas religiosas domésticas. As evidências revelam que a interação entre o PSOE e o movimento gay espanhol possibilitou que este inserisse de maneira eficaz suas demandas na agenda política nacional. O fato de o país possuir longa tradição católica, ironicamente, foi responsável pela opção da instituição matrimonial como forma ideal de equiparar os direitos dos casais heterossexuais e homossexuais, sem implicar a discriminação desses últimos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Paoli Itaborahy, L. (2012). A legalização do matrimônio homossexual na Espanha: a internalização de uma norma. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 7(13), 7–37. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/3879
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).