11/9/2001: A construção da ideia de uma "nova era"
Palavras-chave:
11/9/2001, Análise de discurso, Estados Unidos, Nova era, Segurança.Resumo
Este trabalho apresenta uma análise dos discursos proferidos pelo ex-presidente dos Estados Unidos da América (EUA), George W. Bush, entre 11/9/2001 e 11/09/2008. O objetivo é identificar as principais estratégias utilizadas para a construção discursiva da ideia de que os atentados terroristas ocorridos no dia 11/9/01 representaram o marco inicial de uma "nova era" no sistema internacional. Este estudo tem base construtivista e é fundamentado, principalmente, pelo modelo de análise de discurso elaborado por Norman Fairclough. Adicionalmente, esta pesquisa é corroborada por teorias que explicam como ocorre a construção de uma questão de segurança, visando à compreensão do processo de securitização realizado pelos EUA a partir do dia 11/9/2001.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Fontes Costa, M. V. (2012). 11/9/2001: A construção da ideia de uma "nova era". Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 7(13), 57–82. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/3881
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).