Os aspectos econômicos do conflito civil e o caso da Colômbia
Palavras-chave:
Conflito civil, Economia política do conflito, Ganância e reivindicação, Colômbia.Resumo
O estudo dos conflitos civis teve modificações consideráveis a partir do final dos anos 1990, com destaque para o interesse nos seus aspectos econômicos. O estudo desses aspectos cresceu substancialmente com a contraposição de duas ideias sobre qual seria a maior causa dos conflitos - se ganância ou reivindicação. Várias linhas de estudo se desenvolveram a partir daí, e passou a ser dada maior atenção à dinâmica interna dos conflitos e às suas relações com recursos naturais. Este artigo faz uma revisão dessa discussão, desde a dicotomia inicial até as relações com recursos naturais e os agentes envolvidos no conflito. Em seguida, é feita uma análise do conflito na Colômbia e de sua evolução à luz da literatura discutida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Meira Carneiro, G., & Lobato da Jornada, H. (2012). Os aspectos econômicos do conflito civil e o caso da Colômbia. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 7(13), 83–101. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/3882
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).