O G-20 no contexto da Rodada Doha: a aproximação entre Brasil e Índia
Palavras-chave:
Brasil, Comércio Internacional, Organização Mundial do Comércio, Negociações multilaterais, Coalizções, G20 – constituição de estratégias.Resumo
Este artigo analisa os motivos que levaram um grupo de países em desenvolvimento, tendo Brasil e Índia no papel de líderes, a adotar uma posição de bloqueio na Ministerial de Cancun, organizada pela OMC no final de 2003. O argumento principal deste trabalho é o de que as coalizões de países em desenvolvimento, que ao longo das últimas duas décadas amadureceram suas estratégias graças ao longo período de negociações da Rodada Uruguai, estão hoje mais ligadas a motivações relacionadas às recompensas envolvidas nos debates, sem maiores resquícios ideológicos dos grandes blocos da década de 70. Nesse sentido, a retórica dos governos nacionais, como o caso de Lula no Brasil, explica bem pouco o sucesso do G-20, sendo mais importante frisarmos as características institucionais da OMC.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).