O G-20 e a política externa brasileira
Palavras-chave:
G-20, Política externa brasileira, OMC, Coalizões.Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em analisar a política externa brasileira em relação à OMC. O foco de estudo é o G-20, coalizão de países em desenvolvimento, que surgiu na Reunião Ministerial da OMC, em Cancun, em 2003. É nosso propósito identificar as percepções e as perspectivas que sustentam a atuação do Brasil nessa coalizão. O G-20 representa, no âmbito da OMC, inovações conceituais e diferenças práticas em relação a outras coalizões. O grupo tem a capacidade de traduzir uma vasta gama de interesses, às vezes conflitantes, em propostas conjuntas entre seus membros.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Ramanzini Júnior, H. (2012). O G-20 e a política externa brasileira. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 5(10), 33–58. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/3987
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).