Construindo tensões: uma análise da crise nuclear iraniana
Palavras-chave:
Crise Nuclear do Irã, realpolitik iraniana, conflito Teerã-Washington, Armas de Destruição em Massa.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a crise nuclear do Irã, que se desenvolve desde 2003, e agora toma dimensões cada vez mais perigosas. A utilização de um arcabouço construtivista para identificar a criação e o estabelecimento da anomalia (no sentido Wendtiano) entre Irã e EUA abre caminho para um estudo mais aprofundado dessa relação. A maneira como essa adota uma lógica de realpolitik inicia uma posterior análise neorrealista, de modo a focar no balanço de resultados da crise, especialmente favorável ao Irã conquanto Estado pária. Ao mesmo tempo, essa situação conflituosa entre Teerã e Washington, embora favorável ao primeiro, faz com que a situação entre o Estado Islâmico e a Europa se torne cada vez menos amistosa, deixando o Irã em um dilema dentro dessa relação triangular.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
