Tema da infância, regimes e governança global

Autores

  • Bárbara Lamas PUC Minas
  • Daniela Mesquita de Franco Ribeiro PUC Minas
  • Patrígia Borgerth Salles PUC Minas
  • Renata Campos Motta PUC Minas

Palavras-chave:

Infância, Governança global, Regimes.

Resumo

Este trabalho pretende discutir o processo de formação de regimes, bem como sua inter-relação com outras agendas internacionais. Para tanto, acompanhou-se a evolução do tema da infância, utilizando como marco a realização do “World Summit for Children”, em 1990. A hipótese construída nesse estudo é que há uma tensão entre autonomia e interdependência das agendas temáticas ao longo do processo de consolidação do regime – quanto mais sólido, maior sua necessidade de coordenação com os demais.

No momento de inserção do tema na agenda internacional, a partir do estabelecimento de normas e princípios, a preocupação se volta para ganhos de autonomia e para quebra da dependência do regime em relação àqueles já consolidados. A materialização desses princípios e normas em regras se dá na segunda fase da formação do regime – negociação – quando, ao mesmo tempo em que sua autonomia cresce, a busca por legitimação torna a interdependência entre temas mais intensa. Esta é ainda maior na última fase – implementação – quando as regras se traduzem em ações concretas e há emergência de padrões comportamentais.

Enfim, a construção e estruturação contínuas de um regime dependem de sua relação com outros, o que é fundamental para a sua legitimação e eficiência. É justamente o crescimento da interdependência entre regimes que demanda a análise a partir da perspectiva dos estudos de governança global. Dessa forma, a persistência de um regime no tempo, assim como o próprio campo de estudo dos regimes, depende dessa interação complexa entre agendas temáticas distintas.

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Biografia do Autor

Bárbara Lamas, PUC Minas

Relações Internacionais PUC Minas

Daniela Mesquita de Franco Ribeiro, PUC Minas

Relações Internacionais PUC Minas

Patrígia Borgerth Salles, PUC Minas

Relações Internacionais PUC Minas

Renata Campos Motta, PUC Minas

Relações Internacionais PUC Minas

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Como Citar

Lamas, B., Ribeiro, D. M. de F., Salles, P. B., & Motta, R. C. (2013). Tema da infância, regimes e governança global. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 1(1), 15–35. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/4911