Política externa, diplomacia e racionalidade no novo século

Autores

  • Dawisson Elvécio Belém Lopes UFMG

Palavras-chave:

Tomada de decisões, Relações internacionais, Conexões sistêmicas.

Resumo

Este artigo tenciona difundir um debate sobre o novo papel desempenhado pela racionalidade nos processos de tomada de decisão contemporâneos. É nossa intenção proporcionar uma nova compreensão do tema, à luz dos últimos fenômenos que o sistema internacional perpassa, quais sejam: o crescimento sem precedentes do número de estímulos internacionais, a emergência de novos atores, o estabelecimento de novas conexões sistêmicas, a dificuldade em se considerarem políticas de amplo escopo e longo prazo, em virtude da instabilidade e da imprevisibilidade, etc. Tomada de decisão em política externa e os meios diplomáticos de implementação desta política são temas também contemplados por este artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dawisson Elvécio Belém Lopes, UFMG

Concluiu graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Desde agosto de 2011, é Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da UFMG, vinculado à linha de pesquisa de Política Internacional e Comparada, com atuação (como docente e orientador) junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência Política da instituição. Concentra a sua produção acadêmica nas áreas de análise de política externa, política externa brasileira, instituições internacionais e governança global. Membro da Réseau d'Etude sur la Globalisation et la Gouvernance Internationale et les Mutations des Etats-Nations (REGIMEN) e líder da Rede Interinstitucional de Pesquisa em Política Externa e Regime Político (RIPPERP), é também filiado às seguintes sociedades científicas: Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), International Studies Association (ISA) e International Political Science Association (IPSA). Sob o financiamento da FAPEMIG, coordena atualmente dois projetos de pesquisa - um sobre as organizações intergovernamentais e a democratização da ordem mundial, outro sobre a produção da política externa nos países da América Latina -, além de integrar equipes de investigação científica em outros projetos nacionais e internacionais. É autor de dois livros - 'A ONU entre o Passado e o Futuro: A Política da Autoridade' (Ed. Appris, 2012) e 'Política Externa e Democracia no Brasil: Ensaio de Interpretação Histórica' (Ed. Unesp, prelo) - e de diversos artigos publicados em periódicos científicos indexados. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Como Citar

Belém Lopes, D. E. (2013). Política externa, diplomacia e racionalidade no novo século. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 1(1), 37–56. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/4912