Crítica à teoria da dependência
Palavras-chave:
Teoria da dependência, Países latino-americanos, Teoria do desenvolvimento.Resumo
A “crítica à teoria da dependência” busca enfatizar inicialmente o contexto histórico sob o qual se formulou a teoria da dependência, mostrando a priori a teoria do desenvolvimento frente ao sucesso econômico inicial alcançado pela economia planificada soviética e os modelos de desenvolvimento econômico-históricos seguidos pelos países semiperiféricos, notadamente os países latino-americanos. O trabalho também buscou mostrar a teoria da dependência como um conceito analítico desenvolvido por teóricos latino-americanos que buscam demonstrar a situação pela qual passam os países semiperiféricos e suas dificuldades em alcançar um determinado patamar de desenvolvimento. Ressalta-se o contexto em que se dão as diferenças entre as principais subdivisões existentes na teoria da dependência, explicando em quais aspectos diferenciam-se da teoria do desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).