A ilusão do imigrante: relações internacionais, identidade e cultura
Palavras-chave:
Imigrante, Estrangeiro, Identidades coletivas.Resumo
O presente artigo investiga os aspectos da vida em sociedade que definem a posição social de imigrante. Para tanto, especifica quem é esse ator social, assumindo-o como pertencente à categoria estrangeiro. Essa classificação é o que permite que o imigrante, em sua interação com o grupo no interior do qual se estabelece, seja passível de tornar-se objeto de estudos das Relações Internacionais. Dentre os aspectos investigativos, mostram-se de grande importância para a definição do imigrante as identidades coletivas e os fatores culturais (tanto subjetivos quanto objetivos) envolvidos no fenômeno da imigração.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Carvalho de Mesquita Ferreira, L. (2013). A ilusão do imigrante: relações internacionais, identidade e cultura. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 1(2), 79–104. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/5026
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).