Os assentamentos israelenses nos territórios ocupados: raízes históricas e sua influência no processo de paz
Palavras-chave:
Assentamentos, Raízes históricas, Sionismo.Resumo
O presente artigo pretnde analisar as raízes históricas dos assentamentos israelenses na Cisjordânia, na Faixa de Gaza e no Golã, dando ênfase aos dois primeiros. Tanto a história da construção da identidade do judeu israelense diante do sionismo quanto as raízes histórico-religiosas e políticas do Estado de Israel são fundamentais para entendermos a implantação de colônias nos territórios ocupados após a Guerra dos Seis Dias em 1967.
Em face do contexto em que se encontravam os judeus na Europa do século XIX e começo do século XX, o sionismo foi tomando forma como um movimento nacionalista de liberação do povo judeu através da construção de um Estado para os judeus. Ao entendermos o que é o sionismo na perspectiva da mentalidade nacionalista e histórico-religiosa, podemos entender as raízes da visão que a sociedade israelense tem das colônias. E analisando o processo de tomada de decisões políticas do Estado de Israel e os vários partidos políticos podemos verificar como se caracteriza a ação do Estado.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).