Regimes internacionais e o regionalismo aberto da Cepal
Palavras-chave:
Regionalismo, Desenvolvimento, Integração, Equidade, Regimes internacionais, Cooperação, Estado.Resumo
Este artigo pretende discutir o modelo de integração regional proposto pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), à luz das premissas da escola funcionalista de regimes. Desde inícios da década de 1990, a Comissão defende uma estratégia de transformação produtiva com equidade social para as economias da América Latina, baseada no regionalismo aberto. É nossa intenção demonstrar em que medida a integração regional cepalina implica a formação de regimes internacionais promovidos pelos Estados latino-americanos. Para tanto, partiremos da interpretação funcionalista dos regimes internacionais, distinguindo-os de meros arranjos cooperativos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Moulin Aguiar, C. (2013). Regimes internacionais e o regionalismo aberto da Cepal. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 2(3), 9–36. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/5028
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).