A diplomacia dos estados federados, províncias e cidades
Palavras-chave:
Diplomacia federativa, Teoria de regimes, Cognitivismo, Relações internacionais, Entes federados, Paradiplomacia, Províncias, Estados.Resumo
O objetivo deste artigo é identificar, sob a perspectiva cognitivista baseada na teoria dos regimes, como se dá a inserção internacional dos atores estatais subnacionais (cidades, províncias e Estados federados), delimitando o contexto em que uma política pública subnacionais de fomento à cooperação e inserção internacional deve ser planejada nos dias de hoje. Para cumprir esse objetivo, a primeira parte do artigo identifica alguns elementos do sistema internacional contemporâneo – suplantação da ordem bipolar por uma ordem com elementos multipolares e unipolares; mudança na agenda mundial, que se torna mais socioeconômica; emergência da produção flexível e desterritorializada; globalização e interdependência assimétrica entre os países – que servirão de base à análise e diagnóstico da inserção internacional do ator subnacional. No campo teórico identificam-se também, para posterior aplicação, elementos e características da teoria dos regimes. Na segunda parte do artigo analisa-se como as mudanças no contexto internacional contemporâneo possibilitaram a emergência dos chamados “novos atores” das relações internacionais (organizações internacionais, organizações não governamentais, empresas transnacionais, governos subnacionais etc.). Dá-se ênfase às cidades, Estados e províncias e à forma como se relacionam com os outros atores. Na terceira parte do artigo, discorre-se sobre mecanismos internos e externos que favorecem a cooperação e a inserção internacional, ainda segundo a perspectiva cognitivista. Conclui-se que o envolvimento de atores públicos e privados em torno de uma estratégia de inserção internacional que englobe a transformação/fortalecimento de elementos da própria identidade dos atores, bem como a projeção externa dessa identidade, é essencial para o bom andamento da política de inserção internacional do ator subnacional.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).