Política externa brasileira em direitos humanos: a infeliz descontinuidade
Palavras-chave:
Política externa brasileira, Descontinuidade, Direitos Humanos, Direito Internacional.Resumo
O objetivo deste trabalho é, a partir de um estudo das características mais fortes da política externa brasileira; a continuidade, analisar as políticas no tema dos direitos humanos. Com uma análise história da linha seguida pelo país, buscamos mostrar que, neste tema, a política não se caracterizou pela continuidade, mas sim por uma ruptura ao momento da ditadura na qual vivemos durante 20 anos. E, no marco da tradição de uma das mais importantes instituições para a formação e execução da política externa pátria, inserimos a linha groutiana para o comportamento de respeito ao direito internacional e, com a preocupação da paz, constituindo uma linha de direitos humanos na diplomacia do Itamaraty.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
