Novos atores no sistema internacional contemporâneo: as unidades subnacionais na nova geografia econômica transnacional
Palavras-chave:
Globalização, Sistema internacional, Estado, Descentralização, Unidades subnacionais, InternacionalizaçãoResumo
A intensificação de fluxos econômicos e de comunicaçãodesde a década de 1970, a perda decentralidade da agenda de segurança na políticainternacional e a consequente ampliação daagenda temática das relações internacionais,sobretudo no que se refere à descentralizaçãoda execução política no cenário mundial, forammudanças cruciais na redefinição do sistema internacionalcontemporâneo. Em decorrência dosimpactos da globalização e da interdependênciacomplexa, o Estado tem seu papel redefinido coma emergência das unidades subnacionais frenteàs demandas de níveis locais e regionais. Nesteartigo elaboramos uma contextualização doprocesso de emergência das cidades no âmbitointernacional com o intuito de analisar seu desenvolvimentoe suas potencialidades de atuação daforma como têm se inserido atualmente no cenáriointernacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Paiva, L., & Scotelaro, M. (2013). Novos atores no sistema internacional contemporâneo: as unidades subnacionais na nova geografia econômica transnacional. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 9(17), 91–109. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/5245
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).