Educação e integração regional: o programa Erasmus de intercâmbio universitário da União Européia
Palavras-chave:
Educação, Integração regional, Universidade.Resumo
O artigo analisa a relação entre educação e Estado-nacional e a demanda por adaptação das políticas educacionais em um processo de integração complexo como o da União Europeia. Na construção de um espaço que perpassa diversos territórios nacionais e integra identidades nacionais distintas, os Estados podem utilizar a educação formal como um mecanismo de criação de intersubjetividade entre os indivíduos e de legitimação do processo de integração. O programa de intercâmbio acadêmico universitário europeu Erasmus é apresentado como ilustração de uma possibilidade dessa adequação no âmbito da universidade, auxiliada pelo caráter transnacional da ciência.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Campos Motta, R. (2013). Educação e integração regional: o programa Erasmus de intercâmbio universitário da União Européia. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 3(6), 44–66. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/5248
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).