Educação e integração regional: o programa Erasmus de intercâmbio universitário da União Européia

Autores

  • Renata Campos Motta PUC MG

Palavras-chave:

Educação, Integração regional, Universidade.

Resumo

O artigo analisa a relação entre educação e Estado-nacional e a demanda por adaptação das políticas educacionais em um processo de integração complexo como o da União Europeia. Na construção de um espaço que perpassa diversos territórios nacionais e integra identidades nacionais distintas, os Estados podem utilizar a educação formal como um mecanismo de criação de intersubjetividade entre os indivíduos e de legitimação do processo de integração. O programa de intercâmbio acadêmico universitário europeu Erasmus é apresentado como ilustração de uma possibilidade dessa adequação no âmbito da universidade, auxiliada pelo caráter transnacional da ciência.

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Biografia do Autor

Renata Campos Motta, PUC MG

PUC MG

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Como Citar

Campos Motta, R. (2013). Educação e integração regional: o programa Erasmus de intercâmbio universitário da União Européia. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 3(6), 44–66. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/5248