A cooperação transnacional de movimentos sociais: o caso do MST
Palavras-chave:
Cooperação transnacional, MST – Movimentos dos Trabalhadores Rurais sem Terra, Antiglobalização, Movimentos sociais, ConstutivismoResumo
A formação de redes transnacionais de movimentos sociais é tema comumente negligenciado pelas teorias tradicionais em Relações Internacionais. Com o objetivo de explorar uma proposta teórica que possibilite a compreensão desse fenômeno, este artigo busca analisar a inserção internacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra a partir da proposta construtivista. Argumentamos que a articulação transnacional do MST junto a outros movimentos sociais é possível graças à estrutura intersubjetiva compartilhada no âmbito do movimento antiglobalização. Desse compartilhamento os entendimentos coletivos e a cooperação, apesar da diversidade de interesses envolvidos. Assim, a relevância do fenômeno para as Relações Internacionais vincula-se à emergência e à difusão de significados alternativos capazes de influenciar as reivindicações dos movimentos sociais nos diferentes países.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).